quinta-feira, setembro 29, 2005

Leda e o Cisne

Óleo de Vieira Portuense, 1798, Museu Nacional de Arte Antiga

Pintor Português, Francisco Vieira (conhecido como Vieira Portuense -1765-1705) assinala este ano dois séculos sobre o seu desaparecimento. Haverá certamente lugar neste blog para uma pequena homenagem a este pintor do Porto, que numa curta existência pintou quadros com uma estética incrível. Leda era casada com Tindáreo, rei dos Espartanos. Mas Leda era tão bela que o próprio Zeus se perdeu de amores por ela (desculpem a rima).
Peter Paul Rubens 1577-1640: Leda e o Cisne. Gemäldegalerie Alte Meister, Dresden.
Leda e o Cisne. Óleo sobre tela de Leonardo da Vinci (1452-1519). Datado de 1503/1504 (cópia — o original não existe mais). Roma, Galleria Borghese.
Leda (Correggio, 1531/1532) - Berlim, Gemäldegalerie
Leda e o Cisne, Quinta da Regaleira, Gruta de Leda
Sendo uma relação impossível Zeus assumiu a forma de um belo Cisne e aproximou-se da sedutora mulher. É possível observar-se na obra de Vieira Portuense a luz que envolve Leda, tornando-a quase divina. Alguns cupidos apontam setas de amor a Leda para que o amor seja correspondido. Outros, estendem um cenário que os oculta de olhares alheios mas um pano côr de sangue, por ser um amor proibído. Leda acaba por cair nos encantos do cisne e engravida. Mas nessa mesma noite, Leda faz amor com o seu marido, mortal.
Para surpresa de todos, Leda depois do período de gestação coloca dois ovos! Um ovo correspondente à relação com Zeus, donde nasce Pólux e Helena (a de Tróia), outro relativo à união com Tindáreo, donde surgem Cástor e Clitemnestra. Aqueles imortais, estes condenados ao fim de todos nós. Desde pequenos, Cástor e Pólux, conhecidos como Dioscuros, provaram ser hábeis nas armas e nos cavalos, enfrentando inumeras batalhas lado-a-lado. Numa batalha contra as tropas da Mesénia, Castor é ferido mortalmente. Pólux, incontrolável na sua perda, obtém um favor de seu pai. Pólux pede-lhe que Cástor o possa visitar um dia no Olimpo e que lhe permita no dia seguinte uma visita no Hades.
Cástor e Pólux, escultura em mármore
Os gémeos foram, então, identificados como simbolo de amizade e cooperação e deram o nome a uma das constelações dos nossos céus e, consequentemente, a um dos signos... o meu.
São geralmente representados como jovens de grande beleza, normalmente nús, ostentando um elmo em forma de meia casca (em representação do seu nascimento) e com uma estrela que lembra a constelação de Gémeos.

Click for Lisbon, Portugal Forecast