terça-feira, outubro 04, 2005

Teseu e o Minotauro

Teseu era um grande herói de Atenas.

Sabe-se que era filho de Etra mas o seu pai pode ser Egeu ou Poseidon, pois Etra gozou na mesma noite da companhia de ambos. Egeo disse nessa mesma noite a Etra que se nascesse algum filho daquela relação não lhe pusesse o seu nome. Deixaria, sob uma rocha, umas sandálias e uma espada, para que o jovem pudesse saber quem era o seu pai.

Teseu cresceu secretamente em Trécen, criado pela sua mãe. Aos 16 anos, a sua mãe disse-lhe que seu pai era Egeu. Teseu, movido pelo desejo de conhecê-lo, pôs-se a caminho de Atenas.
Egeu tinha-se aliado, entretanto, a Medeia. Esta, ao ver Teseu reconheceu-o como um perigo pois ameaçava a legitimidade do seu filho, até ali único herdeiro de Egeu.
Convenceu então Egeu que Teseu era um espião e planeou envenená-lo, mas Egeu viu a espada que Teseu transportava e reconheceu-o como filho, ordenando que se festejasse por toda a cidade de Atenas aquele acontecimento.

Minos, rei de Creta, querendo vingar a morte de seu filho Androgeo, ordenava que todos os anos viessem de Atenas 7 donzelas e 7 rapazes para se imolarem, entregando-se ao Minotauro, um ser metade homem e metade touro que vivia num labirinto. Teseu, ao saber de tamanha injustiça ofereceu-se para se juntar aos 13 desafortunados que iam sacrificar-se em Creta.
Minos, ao receber os 14 jovens, enamorou-se por uma das donzelas, possuindo-a aos olhos de todos, comportamento que Teseu recriminou. O seu dever, como filho de Poseidon, era proteger as virgens dos ultrajes dos homens. Minos riu-se desta intervenção, replicando que nunca Poseidon tinha sido delicado com as virgens que possuíra.
Teseu mergulhou no mar, escoltado por golfinhos em direcção ao palácio das Nereidas. Aí, Tétis ofereceu-lhe uma coroa, que mais tarde levaria Ariadne. Esta era filha de Minos e apaixonou-se imediatamente por Teseu, prometendo-lhe ajudar a matar o Minotauro, desde que Teseu a levasse para Atenas e a coroasse sua esposa.

Este contrato foi decisivo para Teseu. Dédalo, autor do labirinto, oferecera a Ariadne um novelo de fio mágico e explicara-lhe como entrar e sair do labirinto. Ariadne ofereceu este novelo a Teseu e pediu-lhe que atasse a ponta na porta do labirinto não se separando nunca da outra ponta. Chegando ao leito do Minotauro, Teseu matou-o, não se sabendo se com as próprias mãos, se com uma espada que Ariadne lhe teria dado para o efeito.
Fresco sobre o famoso Touro de Creta

Terminada a sua tarefa, Teseu saiu do labrinto, seguindo o fio que desenrolara. Ariadne estava à sua espera. Conduziu-o até junto dos 13 jovens atenienses e embarcaram na penumbra afastando-se de Creta. Esperava-os, contudo, uma armada mas a escuridão era tal que conseguiram escapar à mão de Minos.
Ao desembarcar em Naxos, deu-se um episódio ainda por explicar. Teseu abandonou Ariadne na praia enquanto dormia e embarcou para Delos. Dizem uns que Teseu receava chegar a Atenas com a filha do rei de Creta, outros que Teseu se apaixonara por outra mulher e há ainda quem diga que Dionísio lhe aparecera em sonhos nessa noite e pedira Ariadne em sacrifício.

Sir Lawrence Alma Tadema - Expectations

Teseu tinha prometido a Egeu que voltaria a Atenas içando velas brancas em sinal de vitória, pondo fim às velas negras que transportavam os jovens oferecidos em sacrifício. Porém, Teseu esqueceu-se deste sinal, e quando Egeu o avistou do alto da Acrópole içando as velas escuras, pensou o pior e afogado em mágoa, despenhou-se do alto do monte sagrado ao mar que ainda hoje conserva o seu nome!

Adap. de Mitologia Griega Y Romana de Susana Cañuelo e Jordi Ferrer, Optima, Barcelona, 2003.

24 Opiniões

Blogger Dan Pajé said...

gostei cara interessante gostei mesmo !!!!!!!

quarta-feira, 22 abril, 2009  
Blogger peixe said...

Nossa cara,essa historia é de mais,muito boa mesmo!!!

sexta-feira, 19 março, 2010  
Anonymous Anónimo said...

otima historia,capaz de encantar pessoas de varias geraçoes. quem assistiu ao sitio do picapau amarelo em 1978 lembrar-se-a deste episodio,ainda disponivel para venda.

terça-feira, 15 junho, 2010  
Anonymous Patty said...

Muito legal..... Olhem meu blog tem uma história com herois da mitologia, acredito que gostem.

terça-feira, 06 julho, 2010  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito desta historia, até vou apresentar um trabalho sobre ela.

quarta-feira, 04 agosto, 2010  
Anonymous Anónimo said...

gostei isso me ajudou bastante na prova

terça-feira, 24 agosto, 2010  
Anonymous Anónimo said...

muito difu vou faze um trabalho sobre essa historia

terça-feira, 14 setembro, 2010  
Anonymous Anónimo said...

essa lenda me ajudou no trabalho de historia gostei muitooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

segunda-feira, 29 novembro, 2010  
Anonymous Anónimo said...

Eu tambem usei para um trabalho.

terça-feira, 04 janeiro, 2011  
Anonymous Anónimo said...

que triste. Tipo... no Percy Jackson tem o labirinto de Creta, E dizem que o fio usado para levar Teseu para fora continua marcado no chao do labirinto, e somente um mortal(nem Deus, criatura magica,semi-deus(pode ve-lo.
amei.

sexta-feira, 25 fevereiro, 2011  
Anonymous Anónimo said...

Muito obrigado me ajudou mtoo para a prova q eu vou fazer !!!! vlw ...

quarta-feira, 22 junho, 2011  
Anonymous Anónimo said...

cara esse texto me ajudou muito para fazer o meu trabalho sem falar que é muito interessante amei!

quarta-feira, 29 junho, 2011  
Anonymous Anónimo said...

Nossa, a minha professora mandou nós fazer desenho contando a historia de Teseu e o Minotauro,só vou desenhar a ilha de Creta com labirinto e com o novelo e ele matando o Minotauro.rsrsr:)
By:Scarlett

domingo, 07 agosto, 2011  
Blogger coudy park said...

poxa muito boa essa historia!!!!!!!!!! bjs

terça-feira, 16 agosto, 2011  
Anonymous Isa6ºAno♥$ said...

Adoreiiiii....
Otima Historia,tudo que eu preciso parao resumo
;D

segunda-feira, 05 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo said...

uau e legau essa historia e maravilhosa gostei mesmo assinado mayara

quinta-feira, 06 outubro, 2011  
Anonymous Anónimo said...

Cara no Percy Jackson não fala nada q nosso querido anônimo falou.Abrass

segunda-feira, 17 outubro, 2011  
Anonymous Anónimo said...

Nossa gostei de mais, pois é bem resumido e explica bem. Vou usar em um trabalho da escola se Deus quiser vai dar certo. (yn)

domingo, 20 maio, 2012  
Anonymous Anónimo said...

Muito interessante esse mito, estava lendo seu resumo, gostei muito, bem sucinto. Estou lendo esse mito no curso de inglês, ai queria ver como era a história em português, muito interessante em português, tem mais detalhes.

Ass.: Américo Filho

segunda-feira, 04 junho, 2012  
Blogger guijogos.com said...

legall mesmo em!!!!!!!!

sexta-feira, 22 junho, 2012  
Blogger Unknown said...

Se Teseu fosse filho de Poseidon. Ele seria o Percy Jackson?

sexta-feira, 02 agosto, 2013  
Anonymous Anónimo said...

Myllena Bitar, Teseu não seria Percy Jackson. Percy é só um personagem fictício, e Teseu, por sua vez, fez parte da mitologia grega.

sexta-feira, 27 setembro, 2013  
Anonymous Anónimo said...

Tutoriais | Android, Blogger, Internet, Microsoft Office, SEO, Tumblr e WordPress

terça-feira, 15 janeiro, 2019  
Blogger Unknown said...

gostei,muito interessante

quarta-feira, 02 dezembro, 2020  

Enviar um comentário

<< Home

Click for Lisbon, Portugal Forecast